quinta-feira, 12 de julho de 2007

Nova Modalidade Olímpica!



Visitei ontem a lotérica de meu bairro para tentar a sorte. Depois de 20 minutos na fila me aproximei do caixa e notei uma série de bilhetes da Loteria Federal homenageando os Jogos Pan-Americanos do Rio.

Como trabalho com comunicação, parei para olhar a figurinha simpática do Cauê, o mascote dos jogos, em diversas poses esportivas. Lá estava o solzinho com um maiô e pulando na piscina, com patins, com raquete e bolinha de Tênis de Mesa, apontando o dedo... Peraí, apontando o dedo??

É isto, caros amigos. Nossas autoridades, do alto de sua sabedoria, criaram uma nova modalidade esportiva: o "Tiro Olímpico com Dedo". TODOS os esportes mostrados tiveram seus apetrechos característicos apresentados. Menos o tiro, decerto porque arma é coisa "feia".

Como podem ser tão infantis a ponto de descaracterizar uma modalidade olímpica por um preconceito idiota? Na verdade, quem mata não é a arma mas justamente o dedo que o mascote aponta para o alvo.

Por que esgrima pode? Espada não mata? E Tiro com Arco, que é instrumento de guerra há milhares de anos? E Beisebol, com aquele taco ameaçador?

Vamos acordar, minha gente. O mundo não funciona desta forma. Vamos fazer um movimento para colocar um trabuco na mão de nosso adorado Cauê. Trabuco já!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Para quê cadeiras?



Esta é uma pergunta que não quer calar.

Repare nesta foto oficial, acima, da Câmara Federal (foto: Gilberto Nascimento / fonte: SEFOT - Secom).

Sempre que vemos imagens de nossa Câmara Federal os nobres deputados aparecem aos grupos, amontoados nos corredores ou na frente da mesa diretora. Por que não se discutem os projetos normalmente, cada um sentado em sua poltrona? (que, aliás, deve ter custado uma nota preta a nós, contribuintes.)

Ao vermos imagens de outros congressos, como o parlamento inglês, nunca notamos este tipo de aglomeração. Mesmo em Taiwan e na Coréia do Sul, quando vez ou outra "baixam o sarrafo" uns nos outros, cada um aparece em sua cadeira respectiva. Só saindo dela para esbofetear seu nobre colega.

Repare também que não é difícil vermos grupos de parlamentares atrás da mesa diretora, de passagem ou conversando ou mesmo cochichando nos ouvidos dos membros. Isto parece meio anárquico. Talvez eu seja muito tradicional e ache que um Congresso Nacional deveria ter mais disciplina...

 

blogger templates | Make Money Online